Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Saúde

“A doação de sangue é uma prevenção que pode ajudar a nós mesmo ou uma pessoa da nossa família”

Públicado em: 21/09/2013 às 15:43:42  

Em Caçapava a campanha de doação de sangue é feita duas vezes por mês e conta com o apoio do hemonúcleo de Taubaté. “O paciente é monitorado e se ele sentir alguma sensação diferente, tem uma equipe a disposição para resolver”, disse a médica Lívia Reis.

Primeiro o doador faz uma ficha, passa por uma pré triagem onde verifica pulso,  pressão,  temperatura, peso, altura e cole um pouco de sangue para verificar a anemia. Depois passa por uma entrevista sobre as atividades cotidianas e problemas de saúde. Se estiver tudo dentro dos requisitos o sangue do doador é coletado,  cerca de  450 ml em uma bolsa e mais quatro tubinhos para exames. Se o procedimento ocorrer normalmente, o doador é liberado em aproximadamente 15 minutos.

Os Homens podem doar a cada 60 dias, enquanto as mulheres a cada 90.O doador deve ter entre 18 e 67 anos. Menor de idade também podem doar (a partir 16 anos) mas deve ter autorização dos pais e pesar mais de 50 kg.

A orientação é que o doador tome café antes de ir para a doação. Devem ser evitados alimentos gordurosos e derivados do leite. “A quantidade de bolsas de sangue que temos no hemonúcleo vária muito, depende muito da necessidade que os hospitais pedem para gente. Por enquanto está no valor estável, muito perto do limite. Quanto mais a gente tiver, melhor para termos a certeza que irá suprir a necessidade”, comentou o enfermeiro Jorge Luís.

A maior dificuldade em Caçapava é a falta de doadores fixos. A maioria doa uma vez e nunca mais volta.  “A doação de sangue é uma prevenção que pode ajudar a nós mesmo ou uma pessoa da nossa família”, afirma Lívia.

No mês de julho a coleta será feita no dia 19 das 8h às 12h, no hospital FUSAM, na Av. Dr. Pereira de Mattos, 63.
Informações sobre as datas de doação podem ser obtidas através do telefone (12) 3654-8800.
 

Facebook do hemonúcleo
https://www.facebook.com/hemonucleotaubate2012
 


Comentários

Juliano da Silva Ribas diz:

Publicado em 20/10/2013

A dificuldade é para os possíveis doadores também! Nem todos podem durante a semana e em dias específicos. Por que não aos Sábados? E outros horários qual a dificuldade? .

Edneia diz:

Publicado em 14/02/2014

Outra grande dificuldade, além do que disse o internauta Juliano, é a falta de divulgação...

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: