Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Cotidiano

Fumaça do aterro Residencial Esperança prejudica saúde dos moradores

Públicado em: 26/01/2014 às 14:06:22  
O fogo e a fumaça em um aterro usado para depósito de entulhos, no bairro Residencial Esperança, está prejudicando a saúde de várias famílias que residem próximo ao local.

Segundo os moradores, há dois meses, estão descartando todo tipo de material no aterro como madeiras, podas de árvores, moveis usados e até pneus, e para piorar a situação, ateiam fogo. “O cheiro é insuportável, meu filho passa mal todo dia, não dá pra ficar em casa”, disse uma moradora do bairro.

No início do ano passado a área foi liberada pela CETESB para receber somente entulho inerti da construção civil. Ou seja, restos de materiais de obras como concreto, madeira, argamassa, cerâmicas, pedras, tijolos, uma mistura de tudo. Caçapava tem nova área para despejo de caçambas

Márcio Statuti, diretor do meio ambiente, disse que os fiscais fazem rotina toda semana pelo local. “Se estivesse descartando todo esse material desde quando foi aberto o local já não haveria espaço para receber o o material rico que a gente recebe lá.

Já os moradores discordam dessa explicação. "Eles colocam fogo para diminuir o lixo e depois, com a máquina, jogam as cinzas lá para o fundo pra dizer que não jogam outros tipos de lixo”, disse Vânia Martins.

Uma das famílias mais prejudicadas é a do aposentado Antônio Alvarenga, que mora bem em frente à área. “Eles mesmos colocam fogo para ter mais espaço para descartar mais lixo”, comentou Antônio, que também afirmou que caso a prefeitura não resolva o problema, ele mesmo irá trancar o portão que dá acesso ao depósito.

Uma das soluções apresentadas pelo diretor do meio ambiente é aumentar a fiscalização. “O que a gente pode fazer é intensificar a vistoria, hoje são duas vezes por semana, posso tentar colocar três ou quatro vezes para tentar identificar o autor dessa agressividade com o meio ambiente”, disse Márcio.

O portão aberto facilita a entrada, qualquer pessoa tem acesso livre para descartar o lixo. “Era só pra ser entulho, agora é tudo. A gente vem tirar foto eles ainda tiram sarro, dá tchauzinho. A gente está com cara de palhaço”, reclama a moradora Patrícia Oliveira.

“Quero deixar bem claro que assim que receber essa denuncia por escrito com o vídeo da moradora, vai ser identificado o funcionário, se é mesmo da prefeitura, vai ser aberto processo administrativo e ele vai cumprir com as legislações ambientais puníveis”, afirmou o diretor de meio ambiente.

Os moradores que flagrarem pessoas colocando fogo no aterro podem entrar em contato com a guarda civil pelo número 199 ou com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo telefone (12) 3652-9217.

Confira a reportagem feita no ano passado sobre o aterro. A área era exclusiva para depósito de entulho da construção civil.

Caçapava tem nova área para despejo de caçambas

Fotos enviadas pelos moradores

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: