Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

História das Copas – 1930

Públicado em: 31/01/2014 às 20:05:22  
A primeira Copa do Mundo organizada pela FIFA aconteceu em 1930 no Uruguai. Apenas treze países participaram do torneio, sendo a grande maioria de nações do continente americano. Na época a Europa sofria com a crise financeira do pós-guerra. Os uruguaios se ofereceram a pagar as despesas da viagem dos europeus para a América, mas apenas quatro países aceitaram a ajuda (França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia). Os demais participantes foram Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Chile, Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia e México.

Convidado a disputar a Copa, o Brasil teve uma seleção formada quase exclusivamente por jogadores que atuavam no Rio de Janeiro, o que gerou uma revolta dos paulistas. Apenas um jogador do Estado esteve no mundial. Os brasileiros estrearam no mundial com derrota, 2x1, diante da Iugoslávia. Coube ao atacante Preguinho marcar o primeiro gol da história do Brasil em mundiais. Na segunda partida, a equipe goleou a Bolívia por 4x0, resultado insuficiente para garantir vaga entre os semifinalistas. A seleção terminou a Copa na sexta colocação.

O título ficou com os donos da casa, que na decisão derrotaram a Argentina pelo placar de 4x2. O Uruguai era apontado como o melhor time da época, pois havia conquistado a medalha de ouro nas duas edições anteriores dos Jogos Olímpicos.

Curiosidades da Copa

. O único jogador brasileiro eleito para a seleção ideal do torneio foi o meio campista Fausto.

. O centroavante argentino Manuel Ferreyra não defendeu sua seleção no jogo contra o México porque tinha, na mesma hora, prova da faculdade. Em seu lugar entrou Guillermo Stábile, que fez três gols, ganhou a posição e terminou como artilheiro da Copa.

. O boliviano Ulices Saucedo, além de ser técnico da Bolívia, também apitou a partida entre Argentina e México.

. O Brasil disputou a Copa com uniforme formado por camisas e meias brancas e calção azul, combinação modificada apenas após a Copa de 1950.

Foto: Logo da Copa

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: