Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo – 1950

Públicado em: 12/02/2014 às 17:12:16  
Após doze anos sem ser realizada em virtude da II Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltou a ser disputada em 1950. Com os países europeus em grave crise financeira em virtude dos conflitos, o Brasil foi o único país a se candidatar a receber o mundial. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife foram escolhidas para sediar as partidas.

A Copa de 1950 não contou com as participações de importantes equipes, como França, Argentina e Alemanha, que alegaram diversos problemas para não virem ao Brasil. Ao todo, 13 países participaram do torneio, sendo seis europeus e sete americanos. Índia, Turquia e Escócia, que haviam conquistado a vaga, desistiram de disputar a competição.

A seleção brasileira estreou no torneio no Maracanã goleando o México por 4x0. Ainda na primeira fase, o time empatou com a Suíça no Pacaembu, 2x2, e derrotou a Iugoslávia, 2x0, novamente no Rio de Janeiro, garantindo vaga no quadrangular final.

Na fase final, disputada no sistema de pontos corridos, o Brasil estreou com goleada, 7x1 sobre a Suécia, e venceu a Espanha por 6x0. No jogo decisivo diante do Uruguai, um empate bastava para os brasileiros conquistarem pela primeira vez o título, porém a derrota por 2x1, na partida que ficou conhecida como “Maracanaço”, deu pela segunda vez a taça aos uruguaios. O goleiro Barbosa foi apontado por muitos a época como o grande responsável pela derrota brasileira.


Curiosidades da Copa

. Brasil 7x1 Suécia e Brasil 6x1 Espanha foram as duas maiores goleadas da seleção em Copas.

. Com a não participação da França, Bélgica e Romênia, que haviam participado de todas as Copas anteriores, o Brasil se tornou o único país do mundo a enviar sua seleção a todas as edições do Mundial, marca que dura até os dias atuais.

. No jogo entre México e Suíça, os mexicanos utilizaram o uniforme do Cruzeiro de Porto Alegre, pois ambos os times possuíam apenas camisas vermelhas.

. A final diante do Uruguai marcou a última vez que o Brasil utilizou camisa na cor branca, que para muito teria dado azar a equipe. A partir de então, o amarelo foi adotado com cor oficial da seleção.

. Bauer, Zizinho, Jair e Ademir de Menezes foram os brasileiros eleitos pela FIFA para “seleção ideal” da Copa.

. Ademir de Menezes, com nove gols, foi o artilheiro da Copa. Ele foi o segundo brasileiro a atingir tal feito. O primeiro havia sido Leônidas da Silva em 1938.

. O logo oficial da Copa trouxe em seu desenho as bandeiras de alguns países que não disputaram o torneio.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: