Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo - 1958

Públicado em: 20/02/2014 às 11:01:19  
A sexta edição do Campeonato Mundial de Futebol marcou a primeira conquista do Brasil na competição. Comandado por Pelé, Garrincha e outros craques, finalmente o futebol se rendeu a aquele que é seu maior vencedor.

O torneio foi disputado na Suécia e com passar do ano começou a se tornar cada vez mais popular. Cinquenta e três países se inscreveram para a disputa das Eliminatórias. Para chegar a Copa, o Brasil precisou passar pelo Peru nas Eliminatórias, com um gol salvador de Didi, com sua marca registrada, a “folha seca”.

A seleção estreou na competição batendo a Áustria por 3x0. Na segunda rodada, o time não saiu do 0x0 diante da Inglaterra. Na última partida da fase de classificação, vitória por 2x0 sobre a URSS, em jogo marcou a estreia de Pelé em Copas do Mundo.

Nas quartas de final, o Brasil passou apertado, 1x0, sobre o País de Gales, gol de Pelé. Na semifinal, goleada sobre a favorita França, 5x2, mesmo placar da decisão diante da Suécia.

Os jogadores convocados pelo técnico Vicente Feola para a Copa foram: goleiros (Gylmar – Corinthians, Castilho – Fluminense), laterais (De Sordi – São Paulo, Oreco – Corinthians, Nilton Santos - Botafogo e Djalma Santos – Portuguesa), zagueiros (Bellini – Vasco, Mauro – São Paulo, Zózimo – Bangu e Orlando - Vasco), meio campistas (Dino Sani – São Paulo, Zito – Santos, Didi – Botafogo, Moacir – Flamengo e Joel – Flamengo), atacantes (Garrincha – Botafogo, Mazzola – Palmeiras, Vavá – Vasco, Dida – Flamengo, Pelé – Santos, Zagallo – Flamengo e Pepe – Santos).


Curiosidades da Copa

. O meio campista Didi foi eleito o melhor jogador da competição, com Pelé ficando na segunda colocação. Além deles, Bellini, Nilton Santos e Garrincha foram eleitos para a seleção ideal da Copa.

. Durante a Copa do Mundo, foi vendido um rádio que levava o nome do goleiro brasileiro Gylmar.

. Os torcedores brasileiros acompanharam a Copa ao vivo pelo rádio. A empresa RCA Victor instalou diversos autofalantes nos postes do Rio de Janeiro.

. Cambistas cobravam apenas 60 dólares no ingresso para a decisão entre Brasil e Suécia.

. O francês Fontaine foi artilheiro da Copa com 13 gols, recorde de gols em uma única edição.

. Contundido, Pelé chegou a pedir dispensa da seleção antes do embarque para a Europa. Ele foi convencido pelo chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, e pelo massagista Mário Américo a permanecer na equipe.

. Pelé foi o jogador mais jovem a ganhar uma Copa do Mundo. Ele tinha apenas 17 anos em 1958.

. O mundial de 1958 teve inicio dois dias após a morte de Jules Rimet, homem que criou a competição.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: