Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo – 1970

Públicado em: 07/03/2014 às 22:33:41  
A Copa do México marcou o título do time que para muitos foi o melhor de toda a história. Com Pelé, Tostão, Rivelino, Gerson e tantos outros craques o Brasil não deu chances para os adversários e faturou o tricampeonato mundial. No banco de reservas a equipe foi comandada pelo técnico Zagallo, que pouco antes da Copa substitui João Saldanha.

Os brasileiros estearam no Mundial goleando a Tchecoslováquia, 4x1. Na sequência da primeira fase, duas vitórias apertadas, 1x0 sobre a Inglaterra em partida cujo lance mais célebre foi de Pelé defendida pelo Gordon Banks, que á considera a defesa mais difícil de todos os tempos, e 3x2 diante da Romênia. Nas quartas de final, triunfo sobre o Peru, 4x2.

Na semifinal o Brasil reencontrou o Uruguai vinte anos após a derrota na final de 1950 no Maracanã. Em jogo equilibrado, vitória por 3x1.

Na outra semifinal, a Itália bateu a Alemanha na partida que é considera o melhor da história das Copas, 4x3 na prorrogação.

A final, que valia mais que o título. A equipe vencedora levaria para a em definitivo a Taça Jules Rimet, que seria entregue ao primeiro país tricampeão em toda a história. Com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto, o Brasil venceu por 4x1 e voltou a ser o dono do planeta futebol.

Os jogadores campeões pelo Brasil em 1970 foram: goleiros (Félix – Fluminense, Ado – Corinthians e Leão – Palmeiras), laterais (Carlos Alberto – Santos, Zé Maria – Portuguesa, Everaldo – Grêmio e Marco Antônio – Fluminense), zagueiros (Baldocchi – Palmeiras, Brito – Flamengo, Piazza – Cruzeiro, Fontana - Cruzeiro e Joel Camargo – Santos), meio campistas (Clodoaldo – Santos, Gerson – São Paulo e Rivellino – Corinthians), atacantes (Dario – Atlético/MG, Jairzinho – Botafogo, Tostão – Cruzeiro, Roberto Miranda – Botafogo, Pelé – Santos, Paulo César Lima – Botafogo e Edu – Santos).


Curiosidades da Copa


. Foi a primeira Copa do Mundo que passou a ter substituições durante as partidas. Só poderiam ser feitas duas substituições por equipe no decorrer das partidas.

. Foi a primeira Copa do Mundo em que os árbitros passaram a utilizar os cartões amarelo e vermelho para advertência e expulsão de atletas.

. Foi a primeira Copa do Mundo que teve a bola oficial do torneio, fabricada pela Adidas. Foi a bola Telstar, a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos.

. Carlos Alberto, Piazza, Gerson, Rivellino, Pelé e Jairzinho foram eleitos para a seleção da Copa.

. Pelé foi eleito o melhor jogador da Copa. Foi o último mundial disputado pelo Rei.

. Jairzinho marcou ao menos um gol em todos os jogos da Copa.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: