Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Saúde

Moradores do Santa Luzia tem esgoto descartado no meio da rua

Públicado em: 09/03/2014 às 12:55:35  
Moradores da rua Estrada dos Areeiros reclamam da falta de estrutura do local, a principal queixa é a falta da rede de esgoto

Cerca de 300 famílias da rua Estrada dos Areeiros, no bairro Santa Luzia, reclamam da falta de estrutura no local. A principal queixa é a ausência de rede coletora de esgoto, que só foi instalada em um trecho da rua, deixando o restante dos moradores sem saneamento básico.

O esgoto de algumas casas corre a céu aberto no meio da rua. Outros problemas citados pelos moradores são: a falta de pavimentação, enchentes e a ausência do serviço dos correios.

Cansados de esperar por melhorias, os moradores se reuniram e improvisaram uma pequena rede de esgoto, que é utilizada por três casas da rua. O resíduo passa por baixo de outras residências e é descartado em uma vargem nos fundos da casa de outro morador, o que incomoda quem mora na parte baixa da rua. “Eu não consigo nem almoçar na minha casa o cheiro é insuportável”, reclama uma moradora.

Crianças descalças brincam em cima do solo contaminado, ficando expostas a infecções e doenças, uma delas já caiu dentro de um buraco escavado pelos moradores. “As crianças não tem onde brincar, para brincar tem que ser no esgoto”, lamenta Márcia Santos.

Os moradores dizem que quando chove muitas casas alagam por causa de problemas na infraestrutura do bairro, que tem ruas, segundo eles, com cerca de 18 anos sem receber ações do poder público. “Eu moro aqui há 18 anos e nunca vi melhorias na minha rua”, afirma Luís de Oliveira.

O problema assim como a comunidade é antiga. O Santa Luzia é o segundo bairro fundado na cidade, e é um dos que mais falta infraestrutura.“Não foi nem esquecido, foi abandonado. Na verdade acho que eles nem sabe que existe isso aqui”, desabafa Pedro Carlos.

O secretario de Planejamento e Meio Ambiente, Rogério Nanni, disse que é uma surpresa o problema apontado, e afirmou que a partir dos próximos dias entrará em contato com a empresa responsável pelo serviço de esgoto. “Como é da responsabilidade da Sabesp a implantação da rede coletora eu estarei fazendo um questionamento oficial para que eles nos expliquem o porquê da não existência e a qual possibilidade da implantação da rede coletora para atendimento dos moradores”.

A rua possui água encanada, luz, telefone e até serviço de internet, mas o essencial que é a rede de esgoto, ainda não foi implantada.“Eles fazem tantas campanhas contra doenças para prevenção e aqui estamos expostos a tudo. Precisamos de mais atenção neste bairro, é a nossa saúde que está em risco”, cobra Vera Oliveira.

Enquanto o problema não é resolvido, os moradores podem solicitar junto a Sabesp o Caminhão Limpa Fossa. “Os moradores que se encaixam como baixa renda podem solicitar o Caminhão Limpa Fossa. Existe uma taxa econômica que se a pessoa estiver dentro dos parâmetros estipulados pelo programa ela é atendida por este sistema de limpa fossa”, explica o secretario.

Em uma das residências a fossa encheu e transbordou, o quintal está tomado pelo esgoto. Crianças e animais dividem o espaço com os dejetos.”Eu não sabia que estava assim a casa dela, senão teria emprestado a minha bomba”, assusta-se a moradora Roseane Oliveira.

Com as medidas de saneamento básico, é possível garantir a população melhores condições de saúde, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente. “Dependendo da posição da Sabesp é que saberemos o prazo para resolver o problema, porém, os moradores podem estar cientes que o município estará fiscalizando, para que o mais breve possível seja resolvido o problema”, garante o secretario.

Comentários

Elaine Cristina teixeira dos santos diz:

Publicado em 09/03/2014

Que horror cade o Prefeito para ver isso, isso é bom para população ver e não votar mas nele!!!!!!!!!!!!!!

osmar m de toledo diz:

Publicado em 09/03/2014

tem que ser denunciado ao ministerio publico..sao crianças..serios riscos de uma calamidade publica..vamos denunciar..vamos trazer a vanguarda..a band vale,, a record..o jornal via vale

Katia Nogueira diz:

Publicado em 10/03/2014

Necessitamos de melhorias no nosso bairro!! moro a mais de 04 anos e nunca vi a prefeitura fazer nada por nós aqui de Santa Luzia, só aparecem em época de eleição pedindo votos!!

Evandro diz:

Publicado em 11/03/2014

Inacreditável!! cenas muito forte, que vergonha Caçapava!!

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: