Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Cotidiano

Vacina contra câncer do colo do útero é aplicada em alunas

Públicado em: 12/03/2014 às 11:22:53  
Começou segunda-feira, 10, sob a supervisão da Vigilância Sanitária de Caçapava, a vacinação de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos (matriculadas nas escolas estaduais, municipais e particulares) contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano).

A imunização vai até 10 de abril, nas próprias escolas, e vai ser de responsabilidade de enfermeiras dos PSFs (Programas Estratégias Saúde da Família).

A rede municipal de saúde do recebeu do Ministério da Saúde 777 doses do lote. A previsão é imunizar 2,101 mil adolescentes – número médio calculado como público alvo –. Outras doses deverão chegar nos próximos dias.

O foco principal é prevenir o câncer do colo do útero, doença que atinge mulheres em grande escala, demora muitos anos para se desenvolver no organismo e é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, depois do câncer da mama e do colorretal.

Projeções do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, indicam que neste ano de 2014 haverá 15.590 novos casos da doença. As vacinas são aplicadas gratuitamente.

Além das escolas, a vacinação também estará sendo feita no mesmo período nos seguintes PSFs: da Nova Caçapava, Jardim Caçapava, Iriguassu (Vila Menino Jesus), Caçapava Velha, Vila Paraíso, Piedade e Jardim Rafael e o da Vila Antonio Augusto (prédio anexo ao Postão). A vacina pode ser tomada de segunda à sexta-feira, das 9 às 16h30.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: