Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo – 1974

Públicado em: 12/03/2014 às 12:06:56  
A décima edição do Campeonato Mundial de Futebol foi disputada no ano de 1974 na Alemanha. A competição foi disputada sob muita desconfiança na parte da segurança, pois em 1972, quando o país sediou os Jogos Olímpicos na cidade de Munique, um forte atentado acabou matando atletas de Israel.

Dentro de campo, a Copa foi a primeira realizada com um novo sistema de disputa: 16 times divididos em quatro chaves com os dois melhores de cada garantindo vaga na segunda fase, novamente disputada em grupos.

Comandado por Zagallo e com alguns remanescentes da conquista do tricampeonato em 1970, mas sem Pelé que já havia se aposentado da seleção, o Brasil não encantou. Na primeira fase foram dois empates por 0x0 contra Iugoslávia e Escócia e vitória sobre o Zaire, 3x0. Na segunda fase, foram duas vitórias, 1x0 sobre Alemanha Oriental e 2x1 diante da Argentina.

Na semifinal, os brasileiros enfrentaram a grande equipe daquela Copa, a Holanda, que passou sem problemas pelos brasileiros, 2x0. O Brasil terminou o torneio na quarta colocação após perder para a Polônia, 1x0, na disputa do terceiro lugar. Na final, a Laranja Mecânica caiu para os alemães, 2x1.


Curiosidades da Copa

. O Brasil conseguiu marcar seu primeiro gol na Copa apenas na terceira rodada. O time anotou apenas seis gols em todo o torneio.

. Após a derrota na final, o craque holandês Cruyff afirmou não ter nascido para perder e jurou nunca mais disputar uma Copa do Mundo. A promessa foi cumprida.

. Duas goleadas marcaram o torneio: Polônia 7x0 Haiti e Iugoslávia 9x0 Zaire.

. Essa foi a primeira Copa do Mundo em que a FIFA puniu um atleta pelo uso de drogas. O haitiano Ernest Jean Joseph foi flagrado no doping durante a disputa do torneio na Alemanha.

. Carlos Caszely, do Chile, foi o primeiro jogador a receber o cartão vermelho na história das Copas. Ele foi expulso aos 22min do segundo tempo na derrota por 1x0 para a Alemanha Ocidental.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: