Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Bichos

ONG AMAIS promove passeata pelos direitos dos animais

Públicado em: 17/03/2014 às 12:32:14  
Com início às 10h, o protesto convocado pelos organizadores da ONG AMAIS (Melhores Amigos dos Animais) reuniu cerca de 300 pessoas na Praça da Bandeira, com o objetivo de cobrar do Poder Público o cumprimento da Lei municipal nº3747 de 1999, que deixa sob responsabilidade do município o controle da população animal.

Com cartazes, bexigas e usando roupas preta, em sinal de luto, os manifestantes num ato pacífico pediam ajuda para os animais da cidade.”Precisamos de ajuda, senão a ONG vai ter que fechar as portas”, lamentou uma das voluntárias.

As vozes, as cornetas e os apitos chamaram atenção da população que passava pela região. Alguns se juntaram à passeata. Os cães acompanharam seus donos por todo o percurso e, alguns deles, também utilizaram lenços preto em sinal de luto.

Caçapava não conta com um centro de controle de zoonoses e não realiza recolhimento de animais, o que contraria a lei municipal.Outro problema é a falta de conscientização da população que deixa os seus animais terem crias desenfreadas e acabam os abandonando. No dia da passeata um filhote de cachorro foi abandonado em pleno calçadão. "Toda semana estamos recolhendo animais abandonados, atropelados a gente não aguenta mais, não temos mais recursos para continuar", afirmou Selma Gomes voluntária.

A AMAIS é a única ONG da cidade e está passando por grande dificuldade financeira. “Só nesse mês morreram 10 cães, já pedimos para prefeitura ajudar e nada acontece“, disse Sandra Grappin, voluntária.

O atual prefeito, Henrique Rinco, quando ainda era vereador, era apoiador da causa em prol dos animais, ele solicitou, varias vezes, ao então prefeito Carlos Antonio Villela, informações sobre as atividades do centro de controle de zoonoses da cidade, questionando o porquê do não funcionamento do centro no Parque Eldorado, alegando que seria de suma importância para o controle e proteção dos animais.

Abaixo assinado

Em busca de ajuda do Poder Público, representantes da ONG estão realizando um abaixo assinado. Os interessados em assinar o documento podem encontrá-lo em algumas casas agropecuárias da cidade ou todos os sábados, pela manhã, na Praça da Bandeira.

Doações

Enquanto a lei de Controle de Zoonoses não sai do papel, uma alternativa para diminuir o número de animais soltos é a adoção.Todos os domingos a ONG promove uma feira de adoção na antiga estação ferroviária de Caçapava.

Quem quiser saber mais informações sobre a ONG AMAIS, ou fazer doações, é só entrar em contato pelo site www.amaiscpv.com.br

Órgão de Saúde

A Secretaria de Saúde, através do departamento competente, poderia criar mecanismos para controlar o aumento desenfreado dos cães de ruas. Assim como, o Conselho Municipal de Saúde, poderia criar uma resolução criando critérios para a criação e identificação de animais domésticos, seja cão ou gato. Legislativo Cabe aos vereadores legislar sobre o caso, pois são representantes do povo em todos os assuntos.

Zoonoses

Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está à raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato”, explicação de Veterinários.

Ministério Público

É um órgão que a sociedade deve acionar à medida que entende que a Prefeitura está sendo omissa em sua missão. Resolver o problema não é tão caro assim, pois dinheiro nos cofres da Prefeitura não falta. O que falta é a sensibilidade do responsável pela área da Saúde em querer resolver problema. Enfim, governar é muito mais do que status.

Veja os requerimentos aqui: http://www.camaracacapava.sp.gov.br/n2009/requerimentos_ver.php?id=119
http://www.camaracacapava.sp.gov.br/n2009/requerimentos_ver.php?id=105

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: