Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo – 1982

Públicado em: 27/03/2014 às 23:49:28  
A Copa do Mundo de 1982 marcou um novo inicio na era da competição. O mundial na Espanha foi o primeiro disputado por 24 seleções, algo que a FIFA tentava impor, sem sucesso, já em edições anteriores.

Dentro de campo, a seleção brasileira chegou a Espanha como a grande favorita ao título. Comando por Tele Santana, a equipe era formada por uma geração de craques como Zico, Falcão, Júnior e Sócrates. Porém o final da história não foi o esperado. Após passar pela primeira fase com propriedade, vencendo todas as partidas, e passar pela Argentina no primeiro jogo da segunda fase, o Brasil entrou em campo para enfrentar a Itália precisando apenas de um empate para avançar as semifinais. No entanto, a derrota por 3x2, com três gols de Paolo Rossi, eliminou os brasileiros, em partida que ficou marcada como “Tragédia do Sarriá”.

A Itália avançou e voltou para a casa com o tricampeonato, se igualando até então ao Brasil como único país com três títulos mundiais. Na decisão, os italianos derrotaram a Alemanha por 3x1.


Curiosidades da Copa

. Antes de embarcar para a Espanha, o lateral Júnior gravou um disco com a música "Povo Feliz", mais conhecida como "Voa Canarinho", que foi a música-tema da equipe para o mundial. A música fez tanto sucesso no Brasil, que vendeu mais de 200 000 cópias durante a realização da copa.

. A maior goleada de todas as Copas registrada nesta edição: Hungria 10X1 El Salvador.

. Maradona foi expulso na partida Brasil 3X1 Argentina, depois de dar uma entrada maldosa no volante brasileiro Batista.

. O príncipe do Kuwait, Fahad Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah, invadiu o campo e paralisou o jogo com a França quando o seu time perdia de 3x1 e tomou o quarto gol em flagrante impedimento do atacante francês Girèsse.

. Pela primeira vez uma partida foi decidida nas cobranças de pênaltis. A semifinal entre Alemanha e França terminou empatada, 3x3, com vitória alemã, 5x4, na disputa de pênaltis.
. O brasileiro Arnaldo César Coelho se tornou o primeiro juiz não-europeu a apitar uma final de Copa do Mundo.

. Foi a primeira Copa em que todos os continentes foram representados. A Europa mandou a Espanha 13 seleções, a América do Sul 4, as Américas do Norte e Central (Concacaf) e África 2 cada uma e a Ásia e Oceania 1 cada uma. Esse fato iria se repetir somente 24 anos depois na Copa do Mundo FIFA de 2006 na Alemanha.

. Falcão foi eleito o segundo melhor jogador da Copa. Além dele, Luizinho, Júnior e Zico também, foram eleitos para a seleção ideal do torneio. O Brasil ganhou o prêmio de seleção mais disciplina do mundo de 1982.

Foto:Mascote

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: