Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Saúde

Manchas nos dentes são causadas pelo tabaco e café

Públicado em: 31/03/2014 às 12:42:19  
As manchas nos dentes podem aparecer em várias fases e por diversos motivos. O paciente pode adquiri-las durante a formação dos dentes ou na fase adulta. Mas não se assuste: existem vários níveis de manchas e, nos mais leves, o tratamento é simples.

As manchas podem ser intrínsecas, adquiridas na fase de formação dos dentes, ou extrínsecas, adquiridas ao longo da vida por alimentos ou substâncias, portanto mais comuns. As pigmentações causadas pelo tabaco e pelo café estão entre as mais comuns nas manchas extrínsecas. As bebidas à base de cola, chás em geral, erva mate, açaí e até o guaraná natural também podem alterar a coloração normal do dente. O tratamento das manchas extrínsecas é mais simples: limpeza periódica no consultório do dentista pode remover ou amenizar o problema. Também é possível preveni-las com boa escovação diária.

Já no caso das intrínsecas, o tratamento é mais complicado e depende do tipo de mancha, demandando maior cuidado e preocupação. Quando a mancha varia do branco ao castanho, ela é causada pela grande ingestão de flúor durante a formação dos primeiros dentes da criança, seja com o uso constante no dentista ou engolindo pasta de dentes. Neste caso, o tratamento pode variar de um simples clareamento ou uma micro abrasão na mancha até a remoção com broca ou facetas em porcelana.

Há ainda as manchas causadas pela tetraciclina, um tipo de antibiótico comum entre pacientes infantis com problemas na garganta e ouvido. Nessa situação, a coloração pode variar do amarelo ao cinza e o tratamento também pode envolver remoção com broca ou facetas de porcelana. Também existe a mancha chamada de hipoplasia, uma má formação no esmalte do dente, que também varia do branco ao castanho.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: