Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Esporte

Copa do Mundo – 1998

Públicado em: 04/05/2014 às 12:16:29  
A Copa do Mundo de 1998 disputada na França foi a primeira da história a reunir 32 seleções. Os países foram divididos em oito chaves com quatro times cada e dois os melhores garantindo vaga para a fase eliminatória.

Campeão em 1994, o Brasil novamente comandado por Zagallo chegou a competição como a grande favorita a conquista do pentacampeonato. Comandando dentro de campo por craques como Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos, a seleção avançou em primeiro no grupo na fase inicial ao somar duas vitórias (Escócia e Marrocos) e uma derrota (Noruega).

No mata-mata, o Brasil passou por Chile, Dinamarca e Holanda, chegando a decisão contra o time de casa.

O título ficou com a França, do craque Zidenine Zidane, que bateu o Brasil na final por 3x0. Antes do jogo, o atacante Ronaldo passou mal na concentração, chegando a ser levado para um hospital, o que assustou toda a delegação, fato que para muitos foi determinante para a derrota brasileira na decisão.

Com o aumento do número de participantes, muitos países marcaram presença pela primeira vez em mundiais ou retornaram a competição após anos de ausência. A grande sensação foi a Croácia, que terminou na terceira colocação e teve o atacante Suker como principal goleador do torneio com 6 gols.


Curiosidades da Copa

. Craque da Copa anterior, o atacante Romário acabou sendo cortado da disputa devido a uma lesão.

. Pela primeira vez na história das Copas foi utilizado o critério do Gol de Ouro para definir os jogos que fossem levados para a prorrogação. Foi desta forma que a França eliminou o Paraguai nas oitavas de final ao vencer o time sul-americano por 1x0 no tempo extra.

. O zagueiro paraguaio Gamarra terminou a competição sem cometer uma falta sequer. Na época o jogador defendia o Corinthians e foi eleito o melhor zagueiro daquela Copa.

. Ronaldo foi eleito o melhor jogador da competição.

. Taffarel, Roberto Carlos, Dunga, Rivaldo e Ronaldo foram eleitos para a seleção da Copa.

. Das 32 seleções, apenas Estados Unidos e Japão não marcaram pontos.

. Estados Unidos e Irã realizaram um dos confrontos mais “temidos” da história dos mundiais em virtude dos problemas políticos que envolvem os dois países. Porém dentro de campo o que se viu foi um grande gesto de nobreza, com jogadores das duas equipes tirando fotografias juntos e trocando flores. A partida terminou com vitória iraniana por 2x1.

. Pela terceira vez seguida, a Itália foi eliminada na disputa por pênaltis ao ser derrotada pela França nas quartas de final.

. Quatro treinadores brasileiros trabalharam no mundial: Zagallo (Brasil), Parreira (Arábia Saudita), Carpeggiani (Paraguai) e Renê Simões (Jamaica)

. Zagallo chegou a marca de 20 partidas no comando da seleção em Copas do Mundo.Ele também havia sido o treinador do Brasil nos mundiais de 1970 e 1974. É o treinador que mais vezes dirigiu o Brasil em Copas do Mundo.

. O torneio foi marcado por goleadas, entre elas França 4x0 Arábia Saudita, Espanha 6x1 Bulgária, Holanda 5x0 Coreia do Sul e Argentina 5x0 Jamaica.


(Foto: Mascote)

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: