Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Cotidiano

13 de junho, Dia de Santo Antônio

Públicado em: 13/06/2014 às 14:41:19  
“O que não tem preço; o lutador”, este é o significado do nome Santo Antônio. Nascido em Lisboa em 1195, foi educado com conceitos cristão por sua família. Desde muito cedo já estudava os preceitos de Santo Agostinho e tornando-se frei em 1210.

Possuía o dom da oratória e conhecia como ninguém a Bíblia. Seus sermões impressionavam desde pessoas mais simples até as intelectuais. Este era Santo Antônio, que morreu em 1231 no convento de Santa Clara, ao lado da igreja de São Francisco, provavelmente de exaustão e fadiga. A Igreja incluiu Antônio entre os "Doutores da Igreja" em 1946.

Santo Antônio tem grande popularidade, principalmente nos países da América Latino, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

Quem nunca ouviu dizer que Santo Antônio é capaz de "arranjar" casamentos? Histórias e mitos em torno do que teria feito esse santo em prol dos casais são muitos, mas a verdade é que existe, há muitos anos, uma devoção popular pelo religioso, em especial como mediador dos solteiros que buscam a felicidade no casamento.

O fato que originou a crença de que o santo era capaz de tornar realidade o sonho de se casar foi de uma jovem muito pobre que pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira, já que sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar.

O mais curioso é que as pessoas passaram a negociar com o religioso e quando não conseguem um companheiro ou companheira, o "castigam" de diversas formas. O que é totalmente errado.

O Dia de Santo Antonio é comemorado em 13 de julho. Os fiéis assistem a missa e esperam pelo pão bento que, segundo a tradição, deve ser colocado junto aos mantimentos, para nunca faltar alimentos no lar.

Dia 13 de junho – Dia da Festa

Em Caçapava, a Paróquia Santo Antônio celebrará hoje uma missa solene em honra ao padroeiro e uma procissão pelas ruas do bairro. Confira a programação:

18h: orações devocionais dirigidas pela Irmandade de Santo Antonio
18h30: procissão e missa solene presidida pelo Pároco e Reitor Pe. Décio Luiz da Silva Santos

Padroados:

- Mulheres estéreis
- Grávidas
- Viajantes

Protege:

- Os namorados
- A família
- Quem está prestes a perder a propriedade (ou o patrimônio)
- Contra pessoas que tomam emprestado sem permissão

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: