Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Cotidiano

24 de junho: Dia do Padroeiro de Caçapava

Públicado em: 24/06/2014 às 19:57:10  
Nascido em 24 de junho, alguns meses antes de Jesus, São João Batista filho de Isabel, prima de Maria, que anunciou a vinda do Messias e foi chamado de precursor do povo judeu. João quer dizer Jhwn (Javé) mostra sua benevolência.

Antes mesmo de Jesus Cristo, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão, onde também batizava os judeus, inclusive, batizou o próprio Jesus Cristo.

João percorreu a região do Jordão pregando um batismo de penitência para remissão dos pecados. Foi um profeta no verdadeiro sentido da palavra, anunciando e denunciando.

Os devotos o consideram protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta. Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

João foi preso por condenar o crime de adultério do Rei Herodes, que vivia com a esposa de seu irmão. O rei tinha medo de mandar matá-lo, pois João era bastante popular e querido pelo povo. Mas no aniversário do rei, após sua enteada dançar e agradar a todos ele prometeu, em público, dar qualquer coisa que ela pedisse.

A menina não sabia o que pedir e, influenciada por sua mãe, pediu: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". João acabou sendo decapitado e teve sua cabeça colocada em uma bandeja de prata, sendo exposta no aniversário da enteada de Herodes.

Os discípulos de João levaram o seu corpo e o sepultaram.

São João Batista é padroeiro de Caçapava, e anualmente o mês de junho na cidade é repleto de homenagens ao santo. A festa de São João de Caçapava é umas das maiores da região e contribui com várias instituições beneficentes do município.

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: