Caçapava Online Tv
Fale com o delegado
Carro

Política

O que pode e não pode no dia da eleição

Públicado em: 04/10/2014 às 22:34:46  
Neste domingo, 5, os brasileiros terão a missão de escolher os nomes que irão governar o país a partir de 2015. Nas eleições de 2014, o eleitor votará em candidatos para cinco cargos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do DF).

A Caçapava Online TV preparou um especial para você tirar todas suas dúvidas sobre as eleições.

Sou obrigado a votar?
Todas as pessoas com idade entre 18 e 70 anos nascidas ou naturalizadas brasileiras são obrigadas a votar. Quem não puder comparecer a sua respectiva seção eleitoral, deverá justificar a ausência. O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil. Quem não justificar terá que pagar uma multa de R$3,00 e ficará impedida de assumir cargos públicos, obter empréstimos em bancos do governo, tirar passaporte, carteira de identidade e de renovar matriculas em escolas públicas.

Não justifiquei a ausências nas últimas eleições. Posso votar desta vez?
Pode, o eleitor ficar proibido de votar após apenas três ausências seguidas sem justificativas.

Qual horário de votação?
As seções eleitorais estarão em funcionamento das 8h às 17h no horário de Brasília.

Quais os documentos necessários para votar?
É preciso apenas o título de eleitor e um documento original com foto. Antes de votar, será necessário assinar a lista de presença.

Qual a ordem de votação?
- DEPUTADO ESTADUAL OU DISTRITAL (cinco dígitos)
- DEPUTADO FEDERAL (quatro dígitos)
- SENADOR (três dígitos) - as fotos dos dois suplentes também aparecem na tela
- GOVERNADOR (dois dígitos) - a foto do vice também aparece na tela
- PRESIDENTE (dois dígitos) - a foto do vice também aparece na tela

Posso fazer propaganda de algum candidato?
A realização de boca de urna é extremamente proibida no dia da eleição. Quem for pego realizando o ato será encaminhada a delegacia mais próxima para prestar esclarecimentos. É autorizado o uso de camisetas, bonés, adesivos e outros produtos dos candidatos (exceto “santinhos”), desde que o eleitor não se manifeste no intuito de interferir na escolha dos demais eleitores.

É autorizado tirar fotos na urna eletrônica?
As pessoas que gostam de realizar “selfies” terão que se conter no momento da votação. É proibido o uso de aparelhos celulares e máquinas fotográficas dentro da sala de votação.

Como os portadores de necessidades especiais votam?
Os portadores de necessidades especiais podem contar com a ajuda de outras pessoas no momento de utilizar a urna eletrônica.

Uso de bebida alcoólica
Os estabelecimentos comercias estão proibidos de vender qualquer tipo de bebida alcoólica a partir da meia noite deste sábado, 4 de outubro, obedecendo a Lei Seca.

Para o eleitor treinar e não se confundir na hora da votação, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador online da urna eletrônica.Clique aqui

Comentários

Nome:

Email ( não publicado ):

Comentáio: